Subscribe:

sábado, 20 de agosto de 2011

Divulgadas novas regras para o vestibular da UnB

A UnB divulgou uma notícia sobre mudanças sobre o vestibular que serão implementadas para o primeiro vestibular de 2012:

• As provas terão, no mínimo, quatro questões do tipo D (de respostas construídas pelos próprios candidatos, entre diagramas, gráficos, desenhos e textos) em cada uma das etapas do PAS/UnB e em cada dia de prova do vestibular.

• Questões do tipo D terão nota de corte. Os candidatos deverão atingir ao menos 20% da pontuação máxima possível no conjunto de questões aplicadas nos dois dias de prova do vestibular e nas três etapas do PAS/UnB.

• Em pelo menos 50% das questões do tipo D será avaliado o desenvolvimento da habilidade de elaboração de texto em língua portuguesa.

• A nota da redação, além de eliminatória, passará a ser classificatória.

• No PAS/UnB, haverá prova de redação em cada uma das três etapas e não apenas na terceira etapa, como ocorria anteriormente.

• Haverá fase de recursos para contestação da nota da redação por parte dos candidatos, assim como já ocorre na fase de provas objetivas, após divulgação dos gabaritos preliminares.

• Os critérios de eliminação do PAS/UnB serão os mesmos adotados no vestibular no que se refere às provas objetivas: para não serem eliminados, os candidatos terão que atingir nota maior que zero.

• Os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Direito, Administração, Ciências Contábeis e Ciências Farmacêuticas, oferecidos no diurno e no noturno, terão classificação unificada para o conjunto de vagas nos dois turnos.

Minha opinião: Cotas baseadas em entrevista com perguntas arbitrárias e questionáveis, redação com temas malucos, nota de corte pra questão discursivas com perguntas estranhas e dúbias... É a subjetividade tomando conta do vestibular da UnB. Muitos candidatos mais bem preparados podem cair simplesmente por não saberem responder uma ou outra pergunta discursiva que muitas vezes é mal formulada ou ainda porque o tema da redação é surreal.

Com as novas mudanças, agora mais importante que estudar (principalmente para cursos menos concorridos) é saber fazer a prova.

1 comentários:

Nylx disse...

Realmente a subjetividade tomou conta da UnB!
Medo

Postar um comentário